Close

Notícias

Como ensinar e aprender Educação Financeira na escola

Metodologia Consciente de Educação Financeira

 

 

A escritora Josi Gomes, também economista, desenvolveu a Metodologia Consciente de Educação Financeira, baseada nos pilares da sustentabilidade. Ela explica que a Educação Financeira é um tema que está ligado diretamente ao comportamento do indivíduo, e que para ser sustentável financeiramente deve ser considerado, além de fatores econômicos, o social e também o ambiental.

Josi acredita que para tornar o mais mundo sustentável é necessário cuidar do nosso planeta, utilizando o dinheiro, o crédito e todos os recursos naturais disponíveis de forma consciente. Reforça também, a motivação pela busca dos nossos sonhos, sejam eles individuais ou coletivos.

Ela afirma que se trata de um projeto com objetivo de levar as escolas e a sociedade em geral a refletirem sobre a maneira muitas vezes inconsciente de consumir. Isso porque, embora estejamos em pleno século XXI, a humanidade vive um grande dilema: como usar com equilíbrio tudo o que temos ao nosso alcance? “Por exemplo, o uso exagerado da internet versus a necessidade diária dessa tecnologia; a fome, que ainda assola milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, versus o crescente número de obesos; temos também a crise da água, ainda que estejamos num planeta coberto por ela”, ressalta Josi Gomes.

Josi, por meio da Editora CAB, lançou a Coleção Consciente de Educação Financeira, que é composta por 15  livros do aluno e 15 livros do professor, atende aos ciclos do Ensino fundamental I, II e Ensino Médio. A partir de uma linguagem lúdica e acessível, e por meio de seus personagens, visa aproximar o aluno de situações do cotidiano, que levam a uma reflexão sobre os hábitos diários de consumo e o impacto de suas escolhas no meio ambiente.

Os livros da coleção já estão presentes em muitas escolas do Brasil. A Editora CAB, a partir da Metodologia Consciente, capacitou escolas adotantes, e disponibilizou em sua plataforma um espaço exclusivo para os educadores com mais conteúdo.

Josi Gomes acredita que ensinar Educação Financeira nas escolas de forma lúdica é a melhor forma, pois além de ser divertido aprender, está comprovado que o nosso cérebro absorve melhor determinados conteúdos.

Júlia e sua turma são os protagonistas dessas histórias que reforçam a importância de envolver a família e a escola para abraçarem a missão de construir um mundo mais sustentável.

 

 

 

Seja membro exclusivo para receber nossas novidades!

Preencha o formulário e não fique de fora.

Nosso WhatsappNosso Whatsapp