A Sustentabilidade começa em casa- as melhores práticas que irão mudar a sua vida!

foto-3

O desejo de transformarmos este mundo em um mundo sustentável, hoje se tornou mais que um desejo, é uma necessidade.  Para tanto, é preciso fazermos algumas mudanças em nossos hábitos diários de consumo, que começa em casa. Isto é o que afirma a economista e escritora Josi Gomes. Indo desde o simples hábito de separar e reciclar o lixo – que nem sempre é colocado em prática – até o uso de “energia renováveis”, que podem contribuir para tornar o mundo mais sustentável.

Josi Gomes sugere um tour em nossa casa para perceber os nossos comportamento e atitudes diante de nossas escolhas.

Podemos começar pela forma como separamos e reciclamos o lixo seco do lixo molhado. O uso das lixeiras sinalizadas e bem localizadas vai nos ajudar a lembrar que o lixo deve ser separado por tipo e, sempre que possível, reaproveitado, reforça a escritora.

Em seguida, avalie seus hábitos diante de tudo aquilo que consome ou faz uso. Por exemplo, ao sair de um cômodo apaga as luzes e nunca deixa a TV ligada se ninguém estiver assistindo? Ao escovar os dentes desliga a torneira? Evita banhos demorados com o chuveiro ligado? Reaproveita a água da chuva para lavar as calçadas, regar o jardim e lavar o carro? Se você respondeu sim para todas as perguntas, saiba que estas atitudes, além de fazerem um bem enorme ao meio ambiente, vão gerar economia significativa para sua conta de água. Josi Gomes nos dá, ainda, uma outra dica importante, trocar as lâmpadas fluorescentes pelas de LED. O custo inicial deste investimento justificará a economia de energia no futuro, vale a pena investir e pagar um pouquinho mais caro por elas.

E não para por aí, o aquecedor solar, especialmente para aqueles que não abre mão de um banho quentinho ou que mora em regiões muito frias, compensa o investimento, pois trará economia. Hoje, o mercado disponibiliza modelos com um preço mais acessível que no passado.

Já as placas solares (fotovoltaicas) são um sonho universal que faria a diferença em todo o mundo. Considerando que, em muitas regiões, faz sol o ano inteiro, seria uma grande economia de energia elétrica. Entretanto, Josi Gomes nos lembra que este ainda é um grande investimento que, individualmente, custa muito caro, mas que, governos e grandes empresas viriam seus retornos garantidos a médio prazo, caso fizessem uso desta tecnologia.

E quem não gostaria de ir até o quintal e ter ao seu alcance, e da sua família, hortaliças fresquinhas e legumes livres de agrotóxicos? Além de fazer bem a saúde, seria uma economia no orçamento doméstico. E não se preocupe se você mora em um apartamento e não tem um quintal para fazer esta deliciosa prática, Josi sugere que, neste caso, utilize vasos ou material reciclável, e comece agora mesmo. Segundo ela, esta pratica também é considerada terapêutica.

Em abril de 2016, Josi Gomes lançou o livro, “O Mundo Sustentável de Júlia Começa em Casa”. Inteiramente lúdico, ele é voltado ao público infantil e retrata a história de Júlia e sua família, que tinham um desafio: transformar a casa deles em uma casa sustentável e, com isso, economizar para garantir a viagem de férias de fim de ano.

Foram apresentados os vários hábitos capazes de fazê-los entender que o mundo sustentável começa em casa, garantido conhecimento e diversão ao mesmo tempo. O livro já se encontra em sua 2ª edição.

E para orientar as escolas didaticamente, Josi Gomes idealizou uma maquete da casa sustentável, onde as crianças se divertem enquanto aprendem.

3apresentacao1ap4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *